ALÔ: CUIDADO COM A MÁ EDUCAÇÃO AO UTILIZAR O CELULAR
CARREIRA

Segundo pesquisa, 91% dos norteamericanos disseram ter visto pessoas fazendo mau uso da tecnologia móvel, o que pode comprometer até mesmo a imagem profissional

 

Por: Luciana Robles

Por: Luciana Robles

Usar dispositivos móveis durante reuniões ou encontros importantes. Digitar ou enviar mensagens de texto enquanto dirige. Enviar e-mails enquanto caminha. Essas são algumas das reclamações citadas por norteamericanos em uma pesquisa realizada pelo Ipsos e patrocinada pela Intel para descobrir a atual situação da etiqueta móvel. De acordo com a pesquisa, nove em cada dez americanos alegam terem visto pessoas utilizando mal a tecnologia móvel e 75% deles acreditam que a educação no uso de dispositivos móveis está pior do que há um ano. Isto acontece porque ao mesmo tempo em que a conectividade na ponta dos dedos ajudou as pessoas a serem mais produtivas, as maneiras com que elas usam a tecnologia na presença de outros pode gerar frustração.

A maioria dos pesquisados (92%) concorda que as pessoas deveriam ter mais educação no que se refere a usar seus dispositivos móveis em áreas públicas. E praticamente um entre cada cinco adultos (19%) admite o mau comportamento móvel, mas continua se comportando da mesma maneira porque todo mundo se comporta igual. Hoje, com inúmeras opções de dispositivos móveis finos, pequenos e poderosos disponíveis no mercado, as pessoas podem facilmente levá-los sempre consigo, facilitando a chamada “demonstração pública da tecnologia”.

E a correria do dia a dia, a velocidade exigida pelos negócios e o desejo de estar mais próximo da família, amigos e companheiros de trabalho, combinado com os dispositivos ‘sempre conectados’, contribui para uma necessidade inata de se utilizar esses dispositivos a todo o momento. De fato, um entre cada cinco adultos admite checar seu aparelho móvel antes mesmo de sair da cama de manhã. O problema é que, embora esse comportamento seja cada vez mais adotado pelas pessoas, pode prejudicar até mesmo a imagem profissional de um empresário.

“O celular tornou-se uma necessidade dos tempos atuais e seu uso requer bom senso, do contrário pode prejudicar a imagem do descuidado”, alerta Agni Melo, sócia da empresa Arte de Arrumar e especialista em Comportamento, Etiqueta Social e Empresarial. Afinal, imagine a seguinte situação: em uma importante reunião ou encontro com clientes ou até mesmo parceiros de negócios, o seu celular toca, interrompendo a conversa. Você gasta um tempo para atender, mesmo que seja apenas para avisar que não pode falar no momento. Dez minutos depois, o telefone toca novamente. Não seria de se estranhar se o seu interlocutor se sentisse desmerecido ou até mesmo irritado. Por isso, Agni ensina que em encontros de negócios o celular deve ser desligado.

Se você espera uma ligação importante ou urgente, avise os presentes e deixe o celular no modo vibrar. Peça licença para atender a chamada, afaste-se para falar e seja breve. “A pessoa que está conosco em um encontro presencial é sempre mais importante do que uma chamada telefônica. Isso já é um ponto de partida para nortearmos nossas ações”, ensina a especialista, frisando ainda que “quando o assunto é ‘boas maneiras’ todo o excesso dever ser evitado: de curiosidade, de polidez, de sinceridade e, inclusive, do uso de dispositivos móveis”. Deve-se ainda desligar o aparelho quando se fizer parte de uma platéia silenciosa, sala de aula, cinema, teatro, refeições, recepções, eventos sociais públicos ou privados, enterros etc. Aqui vale também a máxima ‘pratique o que você prega’. Se você não gosta do mau comportamento dos outros, não faça o mesmo.

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